-Artigos mais lidos

Cerca de 200 pessoas participaram, nesta sexta (16), no plenário da Câmara, de um seminário sobre captação de recursos para o terceiro setor. O encontro é o quarto de uma série com o tema Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, que teve início em outubro do ano passado e conta com o apoio do vereador José Dimas (PSDB).

O palestrante foi o diretor-executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), João Paulo Vergueiro. Segundo ele, a captação de recursos não é só para pagar as despesas, mas gerar sustentabilidade financeira. “É a competência de garantir receitas e assim viabilizar o impacto permanente na sociedade do trabalho realizado pelas 400 mil organizações no Brasil e 600 em São José dos Campos”.

Vergueiro destacou que os principais recursos que financiam as ONGs vêm de doação, porém não há uma cultura de doar. De acordo com a pesquisa Doação Brasil (Idis/2015), 30 milhões de brasileiros doam ao menos uma vez por ano e as doações individuais somam 13,7 bilhões reais, o equivalente a 0,23% do PIB nacional.

 

3 seminario mrosc capacitacao de recursos vereador jose dimas pracidade 05

Fotos: Flávio Pereira/CMSJC

 

O palestrante falou sobre a profissão de captador de recursos, especialista em pedido de doação, que não tem regulamentação. Também comentou a necessidade de estabelecer um relacionamento com os potenciais doadores e vínculos com os doadores por meio de informativos, relatórios, eventos. E abordou as técnicas utilizadas, como telemarketing, mala direta, eventos, marketing de causas (em que parte do valor de venda de determinado produto vai para a ONG), botão de doação no site institucional, aplicativo e mídias sociais, gorjeta solidária, nota fiscal, entre outras.

Participaram representantes de organizações não governamentais de São José dos Campos e outras cidades da região, como Jacareí, Caçapava, Cruzeiro e Santa Branca.

A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pelo vereador José Dimas (PSDB); deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB); presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Ramuth; presidente da OAB SJC, Rodrigo Canelas e o procurador do município Ronaldo José de Andrade.

Para o vereador, fortalecer as organizações é uma missão para todos que se preocupam com a melhoria da gestão pública: “Hoje tivemos a oportunidade de promover mais uma disseminação de informações fundamentais para as entidades que atuam na nossa cidade. A captação de recursos é um passo decisivo para ampliar o atendimento à população”.

Nos três encontros anteriores foram abordadas as novas regras previstas na lei federal 13.019/2014 e no decreto municipal 17.581/2017, que alteraram os convênios entre órgãos públicos e entidades; mudanças no plano de trabalho que as entidades devem fornecer para celebrar convênios com o poder público e a reforma trabalhista. O próximo será sobre prestação de contas.

 

Fonte: Câmara Municipal de São José dos Campos

 

Material da palestra disponivel para download