-Artigos mais lidos

A Câmara Municipal outorgou a medalha “Mérito Educacional Professor Everardo Miranda Passos” à Faculdade Bilac pela iniciativa de manter um curso de alfabetização gratuito na cidade e homenageou também alunos do curso de pedagogia e os formandos do projeto “Alfabetiza”, que auxilia crianças com dificuldade no aprendizado de ler e escrever.

O evento foi realizado no plenário da Câmara, neste sábado (9), reunindo cerca de 180 pessoas, entre professores, estudantes de pedagogia, crianças que são alfabetizadas na instituição e seus familiares. A proposta de homenagem foi do vereador José Dimas (PSDB).


Fotos: Flavio Pereira (CMSJC)

Estiveram presentes ao evento o presidente do Grupo Cetec Educacional, mantenedor das faculdades Etep/Bilac, Thiago Rodrigues Pêgas; o diretor de unidade da Faculdade Bilac, Dalton Giovannini; diretor da Faculdade Etep, Márcio Nunes; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São José, José Maria de Faria; o presidente do Sindicato dos Empregados em Comércio de São José e Região, Eurípides Barsanulfo Gonçalvez, além da coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Bilac, Fernanda Malta Guimarães Dias e da coordenadora do projeto Alfabetiza Bilac, Kelly Cristina da Silva Barros.

O projeto “Alfabetiza” existe há dois anos, e nesse período já atendeu cerca de 170 crianças. As aulas são ministradas gratuitamente aos sábados, das 9h às 11h30, para alunos do 2º ao 5º ano com dificuldade no aprendizado de ler e escrever.

As próximas turmas devem ser iniciadas a partir de março de 2018.

A iniciativa desse curso de alfabetização é fruto de uma parceria entre o Grupo Cetec Educacional e os sindicatos do comércio varejista (patronal e dos empregados) de São José dos Campos.

Durante o evento teve exibição de um vídeo mostrando um pouco do projeto Alfabetiza Bilac com depoimento de mães sobre os bons resultados das aulas de reforço que os filhos tiveram no projeto.

O vereador José Dimas parabenizou toda a equipe envolvida no projeto Alfabetiza, realizado pela Faculdade Bilac, numa parceria com os sindicatos do comércio da cidade (leia mais no quadro), e destacou a importância do trabalho de auxílio a quem está aprendendo a ler e escrever.

“A minha esposa, que é professora aposentada, diz que quando a gente aprende a ler e escrever, uma cortina se abre. Se não passar por esse processo como tem que ser feito, tudo o que vem depois fica comprometido, e o professor tem um papel muito importante nesse processo”, disse o vereador.

Os membros da mesa de autoridades destacaram a importância desse reconhecimento da Câmara Municipal ao trabalho dos educadores nesse processo de alfabetização.



“Os cursos de pedagogia cada vez mais têm menos alunos. Projetos como esse e outros que acontecem realmente engajam os alunos. Atrai mais gente querendo ser professor”, disse Thiago Pêgas, que recebeu a medalha de mérito educacional em nome da Faculdade Bilac. Ele aproveitou o momento para parabenizar os formandos no curso de pedagogia e os que participam do projeto Alfabetiza. “É preciso que os professores saiam dos muros do campus e trabalhem para algo que motive a vida. O ponto principal que vemos nesse trabalho é que cada um de vocês fez a diferença na vida de uma pessoa.”

Fonte: Câmara de São José dos Campos